Fala pessoal! Trago para vocês o review do hiper modelo da Head Radical MP 2021, que conta com essa pintura, na cor coral com alguns detalhes cinzas, que para mim é a mais bonita de todas as versões da Head! Quando você a pega novinha, é fantástica! A pintura pessoalmente é mais maravilhosa ainda.
Nesse artigo você vai encontrar minha avaliação sobre:
- Tecnologias;
- Especificações;
- Funcionamento em quadra;
- Minha conclusão.
Tecnologias da Radical MP
A tecnologia desta raquete Radical é exclusiva da Graphene 360+ , que combina a estabilidade e a potência fácil da Graphene 360 com SpiralFibers na parte inferior da cabeça para melhorar a sensação.
As outras tecnologias é o sal de grummets, que na tradução seria os grummets sonoros, que fornece potência aprimorada por meio de maior movimento das cordas que otimizam o som e as vibrações. A outra tecnologia é a espessura variada do aro que tem a proposta de equilibrar perfeitamente a potência, controle e spin da raquete. Também temos o control pattern que seria o padrão de controle, que é padrão de corda mais denso no centro (para maior controle) e mais aberto nas laterais (para uma sensação mais confortável em batidas foras do centro).
Especificações da Head Radical MP 2021:
Tamanho da cabeça: 98 polegadas |
Comprimento: 68.58cm |
Peso (sem corda): 300g |
Peso (com corda): 318g |
Balanço (com corda): 33.02cm / 4 pts HL Equilíbrio (sem corda): 32.0cm/ 1 pt HL |
Swingweight (com corda):326 |
Rigidez: 65 |
Espessura do aro: 20mm / 23mm / 21mm |
Composição: Graphene 360+ / Grafite |
Nível de potência: Baixo-Médio |
Estilo do golpe: Médio-Completo |
Velocidade do swing: Médio-Rápido |
Cores da raquete: Cinza / laranja |
Tipo de grip: Head Hydrosorb Pro |
Padrão de cordas: 16 Verticais / 19 Horizontais Pular nas verticais: 8T, 8H Dois pedaços de corda Sem buracos compartilhados |
Tensão das cordas: 48-57 libras |
Ela foi encordoada com Luxilion Adrenaline 1.24 – 52 libras
Funcionamento em Quadra:
Vocês vão me ver falando muito nesse review sobre solidez e estabilidade que é o ponto chave desta raquete da Head. Equilíbrio também é outro ponto chave, mas no golpe de fundo se destaca é a solidez e a estabilidade, pois é fantástico! Ao contrário da versão anterior de 295 gramas, eu tinha em vez ou outra um pouco de instabilidade, principalmente nos meus golpes de esquerda, mas com essa raquete eu consegui ter estabilidade, que é a proposta mesmo da raquete, em ser controlada.
Não perdi controle e nem precisão dos meus golpes enquanto eu atacava (e olha que joguei com essa raquete de forma muito agressiva).
Direita
Minha direita tem uma profundidade muito agradável, consegui angular a bola de uma forma muito fácil. Consegui sair da defesa para o ataque com muita facilidade, então essa raquete me permitiu ser ofensivo a maior parte do tempo, sem perder o controle e a precisão dos golpes.
Então com a Radical MP minha direita não teve um potencial de spin tão grande igual uma Pure Aero ou até mesmo um pouco menor que a Extreme MP, mas ela me deu muita densidade nos golpes.
Esquerda
Á esquerda com ela foi muito flat, uma esquerda que consegui direcionar a bola com muita potência e velocidade, mas sem o potencial de spin tão grande. Então na esquerda minha bola foi muito mais flat do que em raquete como a Ezone 98 ou Pure Strike ou até mesmo como a Dunlop CX (que é uma raquete que deu um potencial spin muito interessante). Mas não faltou potencial de spin nessa raquete.
Golpes de Fundo
Nos golpes de fundo, a Radical MP 2021 mistura tudo que há de melhor em relação ao controle, potência e spin. É tudo na medida para possibilitar e gerar o golpe com a melhor qualidade possível.
Na devolução, eu fiquei surpreso! De duas, uma: ou eu recebia um ataque forte do meu adversário e conseguia simplesmente bloquear e devolver aquela bola de qualidade no fundo e no meio da quadra, já gerando uma certa dificuldade para o meu oponente, mesmo em um saque mais potente. E em um segundo saque fraco ou no saque que eu conseguisse fazer uma leitura antecipada ou que conseguisse me posicionar melhor para receber o saque, eu já começava a dominar o ponto, então em diversos momentos do jogo eu recebendo saque do adversário, já conseguia me posicionar bem para finalizar no próximo ponto ou até mesmo finalizar os pontos no saque que não foi muito veloz e que consegui me posicionar de forma efetiva.
Voleio
A solidez é um ponto chave dessa raquete da Head! Muito fácil os voleios, fiz mais voleios de bloqueio porque não precisei trabalhar tanto os voleios mais exigentes durante os jogos porque ia para rede mais para finalizar os pontos porque de fundo de quadra mesmo, eu estava conseguindo já criar as situações para quando eu fosse subir na rede, eu fosse somente para finalizar o ponto.
Saque
No saque eu também fiquei surpreso! Principalmente no quarto e quinto set, quando já comecei a adaptar um pouco com a raquete, meu saque começou a ficar um pouco mais natural, achei aquela empunhadura um pouco mais ideal e consegui variedade, potência, efeito e consegui fazer de tudo, apesar de minhas limitações no saque, mas consegui fazer de tudo com a Radical MP.
Conclusão
Sei que falei somente pontos positivos desta raquete da Head, mas sinceramente eu tenho um ponto negativo se for comparar ela com a versão anterior no quesito de manuseabilidade. Mas falando para vocês aqui, a raquete de 300 gramas que já joguei mais estável de todas até agora.
Ela proporciona uma relação de controle, potência, estabilidade e spin que é fantástica. Ela tem essa potência controlada, que talvez eu tinha um pouco na Ezone, mas com ela tenho mais precisão e controle nos meus golpes. É uma raquete que tem 300 gramas mas ela é robusta, ela te da uma resposta muito firme nos golpes, então eu sinceramente me surpreendi muito, eu acho que jogando os sets que joguei com ela, a qualidade do meu jogo aumentou muito e também acho que existe uma possibilidade de continuar jogando com ela porque eu vejo crescimento do meu jogo utilizando essa raquete.
Quero trazer o review da Radical PRO, mas sinceramente fiquei apaixonado nesse modelo da Radical MP 2021. Apesar de ter gostado muito da SPEED PRO, eu nunca tive uma apego grande com raquete da Head, mas essa daqui foi a primeira paixão da marca.
E eu fico satisfeito em poder trazer esse review não tão distante dos reviews estrangeiros, uma coisa positiva para gente, já que algumas marcas deixam para trazer essas raquetes para o Brasil, uns dois ou três meses depois do lançamento mundial, então é bacana estar trazendo para vocês aqui no momento que ela está sendo lançada mundialmente.
Aproveita o desconto que vou deixar para vocês, acesse nosso vídeo no YouTube para saber como conseguir!
Poderia comparar a Head Radical MP 2021 com a Babolat Pure Strike 16×19 3rd gen?
Elas não são raquetes tão diferentes assim, apesar da diferença de 5 gramas pra strike a estabilidade nos golpes que as duas oferece é muito top pra faixa de peso. A Radical é uma raquete mais equilibrada no geral, bola densa e penetrante, mas sem perder o controle. Na Strike você tem até um potencial de spin maior, mas o grande pesar pra mim foi sentir um incômodo no cotovelo após dois meses de uso. De fundo de quadra as duas são similares, ficando a diferença mais na sensação da batida onde a Radical MP é mais seca enquanto a Strike é levemente mais aveludada. E o saque foi o mais diferencial das duas, da Strike eu consegui constância, mas coma Radical eu consegui muita potência sem perder a precisão, o que me dava muita confiança pra sacar um segundo saque bem mais firme que o normal. Grande abraço!
Muito obrigado!!! Ajudou bastante! Grande abarço!
Olá! Parabéns pelo seu trabalho. Te acompanho no YouTube e gosto muito das suas dicas.
A radical MP é indicada para jogadores de nível intermediário, ou é voltada para quem está no nível avançado? A speed MP perde muito em controle se comparada a radical mp?
Ela atende bem os dois níveis de jogadores, mas eu ainda acho ela mais recomendada pro jogador intermediário que busca uma relação equilibrada entre controle e potência. A linha speed é, a princípio, uma linha de mais controle do que a Radical, mas acho que com as alterações feitas na nova versão elas estão mais similares do que era antes. Ambas com com um bom SW e que oferecem potÊncia controlada, não acho que uma perde tantao pra outra não, nem em potência nem em controle. Grande abraço!
Pena que não acha em lugar nenhum pra comprar
Está simplesmente inacreditável como algumas marcas estão operando esse ano. Radical só no final o mês que vem. Isso porque ela está em falta desde Março, mas não é só com a Radical nem com a HEad. As Ezones 100 e 98 também desde Fevereiro e as Clash e Blades desde MArço. Tem demanda, mas não tem produto infelizmente. Abraço!
Olá…Tenho uma Head Microgel Extreme MP, gosto muito dela, mas percebo que as vezes falta uma potencia… Estou pensando em troca-la, acha q a Radical MP me ajudaria nisso? Ou devo pegar a Extreme Graphane MP msm…
Obrigado
Olá João, tudo bem? Se você procura por mais potência páramo seu jogo, acho que a extreme te atenderá mais. A Radical Mp com certeza oferecerá um pouco mais de potência que a microgel pelo peso e padrão de cordas, mas pode parecer um pouco lenta pra você pelo sw mais elevado. Vai de Extreme que é sucesso, grande abraço!