Um Guia Definitivo Para Comprar a Raquete de Tênis Perfeita

Um Guia Definitivo Para Comprar a Raquete de Tênis Perfeita

Não é nenhum segredo que jogar tênis é uma ótima maneira de ficar em forma e se divertir. Mas se você é novo no jogo, escolher uma raquete de tênis pode ser assustador. Com todas as diferentes marcas, materiais e modelos disponíveis, como saber qual é a raquete certa para você?

Neste guia definitivo, abordaremos todos os conceitos que você precisa saber para escolher uma raquete de tênis. Abordaremos tópicos como tamanho da cabeça, comprimento, peso, equilíbrio, rigidez, swingweight e padrão de cordas. Ao final deste guia, você terá todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada sobre qual raquete é a certa para você. Boas compras!

Então vamos ao índice:

Tamanho da Cabeça da Raquete de Tênis

tamanhos de cabeças de raquetes

A potência está diretamente relacionada ao tamanho da cabeça; uma cabeça maior fornecerá mais potência do que uma cabeça menor, se todas as outras coisas forem iguais.

Uma cabeça maior também oferece uma área de rebatida maior e maior sweetspot, o que resulta em mais tolerância em rebatidas fora do centro. As raquetes de hoje são oferecidas em tamanhos de cabeça que variam de 93 a 135 polegadas quadradas, sendo o mais comum 97-100. Raquetes de 100 polegadas quadradas ou próximas oferecem uma mistura sólida de potência e controle para muitos jogadores.

De um modo geral, uma cabeça de raquete menor atrai jogadores mais talentosos que buscam mais controle, enquanto raquetes maiores atraem jogadores iniciantes e intermediários que buscam mais potência e um sweetspot maior.

Peso da Raquete de Tênis

Uma raquete pesada é mais potente, mais estável e transmite menos choque do que uma raquete mais leve (todas as outras coisas sendo iguais). O peso extra de uma raquete pesada ajuda a vencer a batalha no contato quando a corda colide com a bola. O resultado é uma sensação estável e a sensação de que a raquete está atravessando a bola.

A partir da linha de base, jogadores com golpes longos e rápidos encontrarão boa profundidade e ritmo em raquetes mais pesadas. Na rede e nos retornos de serviço, a estabilidade adicional é um bom benefício.

Por outro lado, uma raquete mais leve é ​​mais manuseável e, portanto, o jogador é capaz de posicionar a raquete mais facilmente e gerar muito spin (graças ao acesso mais fácil a um swing mais rápido). Na quadra, os jogadores podem chicotear a bola com giro para ajudar a gerar melhores ângulos, obter lobs e passes para mergulhar rapidamente dentro das linhas e manusear a raquete facilmente durante trocas rápidas na rede.

Lembre-se de que você sempre pode adicionar peso a uma raquete se ela for muito leve. Reduzir o peso da raquete, no entanto, é quase impossível.

Equilíbrio da Raquete de Tênis

equilíbrio raquete de tênis

Uma raquete pode ser uma das três coisas quando se trata de equilíbrio: headlight, head heavy ou até equilibrada. Uma raquete headlight terá mais de sua massa localizada na extremidade do cabo da raquete. A maioria das raquetes dos jogadores tradicionais são headlighs para ajudar a mantê-las manuseáveis, mesmo que sejam um tipo de raquete mais pesada.

Raquetes head heavy tendem a ser pesadas para a cabeça. Com muita massa localizada em direção à cabeça da raquete, alguma estabilidade é mantida, apesar da raquete ter um peso geral leve.

Ficamos então com as raquetes equilibradas (even balance), que chegam em equilíbrio ou próximo disso. Quando a massa é distribuída uniformemente por toda a raquete, uma mistura de estabilidade e manuseabilidade pode ser alcançada sem tornar a raquete muito pesada ou muito leve.

A melhor forma de exemplificar esse conceito é através da analogia com o martelo. Quando você pega um martelo da forma tradicional, você tem todo o peso voltado pra cabeça (head heavy) o que vai te dar muita potência na hora da execução, mas de dará pouco controle e precisão no seu golpe (a não ser que já tenha bastante prática kkk). Se você pegar o martelo na posição invertida o martelo parecerá mais leve, pois seu peso estará voltado pro cabo (head light). Será mais fácil de manusear, ele se movimentará mais rapidamente, mas você irá perder potência de forma significativa.

Rigidez do Aro

Medimos a rigidez do aro e atribuímos a cada aro uma pontuação (RA). Você verá o RA nas tabelas de especificações em nossas páginas de descrição da raquete de tênis. Aqui está uma análise geral de como decodificar as medições:

Quadro flexível = 63 e abaixo

Rigidez média = 64 a 67

Quadro rígido = 68 e acima

A quantidade que um aro flexiona durante o contato com a bola afeta diretamente seu potencial de energia. Uma raquete mais rígida dobra menos, gastando menos energia da bola. Uma raquete flexível dobra mais, resultando em mais perda de energia.

Um mito comum entre os jogadores é que uma raquete flexível, que se inclina mais para trás, devolve mais força à bola devido a um efeito de catapulta. A bola permanece nas cordas por 3-5 milissegundos, muito mais curto do que leva um aro para se recuperar. Consequentemente, uma armação de raquete não “devolve” energia para a bola, ela absorve energia – mais ou menos, dependendo da rigidez. Raquetes mais rígidas não desviam tanto no impacto, resultando em menos consumo de energia do que uma raquete flexível.

A rigidez do quadro não afeta apenas a potência. Controle e conforto estão em jogo. De um modo geral, uma raquete que oferece mais potência oferece menos controle. No entanto, isso depende muito do tipo de jogador, habilidade e tipo de corda instalada na raquete.

Um jogador avançado pode preferir a sensação e o controle de uma raquete flexível porque ela tem um swing longo e rápido e fornece sua própria potência. Um jogador iniciante ou intermediário, no entanto, pode preferir uma raquete mais rígida para uma melhor combinação de controle e potência para seu estilo de golpe. Muitos jogadores avançados também gostam de um quadro mais rígido e poderoso quando combinado com uma corda mais rígida e orientada para o controle. O resultado permite ao jogador avançado bater com muita força e giro. A combinação de uma raquete poderosa com uma corda rígida e fácil de girar definiu o jogo de força moderno no nível de elite. No entanto, uma raquete rígida combinada com uma corda rígida pode resultar em problemas de conforto para jogadores amadores.

Até certo ponto, raquetes mais rígidas geralmente são menos confortáveis ​​do que raquetes mais flexíveis. Um quadro muito rígido transmitirá mais choque de impacto ao pulso, cotovelo e ombro do que um quadro rígido médio. O conforto é difícil de medir – cada jogador tem uma percepção diferente do que é confortável. No entanto, jogadores com problemas de braço e/ou ombro devem olhar para quadros com um RA de 66 ou menos.

Swingweight

Swingweight é uma medida de quão pesada uma raquete se sente quando você a movimenta. Raquetes com swingweights mais altos são mais difíceis de manusear, mas oferecem mais conforto, potência e estabilidade no impacto. Raquetes com swingweights mais baixos são mais fáceis de manusear, mas oferecem menos estabilidade e conforto, especialmente ao jogar contra níveis mais altos de ritmo.

Jogadores avançados preferem swingweights mais altos porque os ajuda a redirecionar o ritmo de oponentes com golpes potentes. Também permite que eles joguem com altos níveis de potência. Jogadores iniciantes e intermediários preferem um swingweight mais baixo porque lhes dá uma aceleração mais fácil, o que não apenas os ajuda a posicionar a raquete de maneira eficaz, mas também facilita a geração de uma velocidade de golpe mais alta necessária para um ritmo e giro eficazes.

Baixo swingweight = 305 e abaixo (manuseável, adequado para iniciantes)

Swingweight médio = 310 a 325 (manuseabilidade e estabilidade moderadas, adequado para todos os níveis de habilidade, mas ideal para intermediários)

Alto Swingweight = 325 e acima (Muito estável, adequado para jogadores avançados)

Ah, temos um post específico sobre swingweight caso queira se aprofundar no assunto. Clique aqui.

Padrão de Cordas

Frequentemente ignorado por muitos jogadores recreativos, o padrão das cordas de uma raquete influencia muitos aspectos de seu desempenho e sensação geral. Padrões de cordas são frequentemente descritos como abertos ou fechados.

padrão de cordas

Um padrão de corda aberta (16×19, por exemplo) desviará mais no impacto do que um padrão mais denso, proporcionando maior rebote de bola e um ângulo de lançamento maior. Encordoada na mesma tensão (em raquetes semelhantes), um padrão de corda aberta deve parecer mais viva. Em outras palavras, um jogador encontrará acesso mais fácil à profundidade e ao ritmo. Os padrões de cordas abertas também permitem que as cordas principais se desviem mais e, com certos tipos de cordas, as cordas principais voltarão à posição, proporcionando mais rotação. O preço que se pode pagar por isso, porém, é a redução da durabilidade das cordas. O aumento no movimento da corda resulta em mais abrasão, o que pode causar quebra mais rápida da corda.

Um padrão de corda fechada (18×20, por exemplo) não desviará tanto no impacto da bola, resultando em menos energia de rebote. Muitos jogadores acham que a resposta de um padrão fechado oferece uma sensação mais controlada. Enquanto o padrão de cordas não permite tanto movimento de cordas para geração de spin, o controle adicional do padrão fechado permite que os jogadores balancem rapidamente e, portanto, a capacidade de fazer a bola girar rapidamente. Cordas menos espaçadas podem durar mais e isso permite que o jogador utilize cordas mais macias, finas e mais orientadas para a sensação sem sacrificar muita durabilidade.

Tamanho do Grip

O tamanho certo da grip faz uma enorme diferença no desempenho de uma raquete de tênis .

Um tamanho de grip muito pequeno requer mais força muscular para evitar que a raquete torça em sua mão. O uso prolongado de um grip muito pequeno pode contribuir para problemas de cotovelo de tenista. Uma empunhadura muito grande inibe o encaixe do pulso nos saques, dificulta a troca de empunhaduras e também requer mais força muscular. O uso prolongado de uma empunhadura muito grande também pode contribuir para problemas de cotovelo de tenista.

Mas como escolher o tamanho do grip ideal? Assita o vídeo super detalhado abaixo:

 

Gráfico de tamanho de punho

Tamanho do grip dos EUA (polegadas) Europa
4* 0
4 1/8 1
4 1/4 2
4 3/8 3
4 1/2 4
4 5/8 5
4 3/4** 6

E se eu estiver entre os tamanhos?

É mais fácil aumentar o tamanho do cabo na maioria das raquetes. Na verdade, a maioria dos cabos das raquetes de hoje não podem ser reduzidos em tamanho. Se você estiver entre os tamanhos de grip, escolha o tamanho menor e adicione um overgrip para chegar ao ajuste ideal. Um overgrip típico aumentará a aderência em 1/16 de polegada. Você também pode aumentar o tamanho da empunhadura usando um engrossador. Com o procedimento de engrossar, você aumentará o tamanho do cabo em 1/8 de polegada. Ambos os métodos aumentarão ligeiramente o peso geral da raquete (7-16 gramas), mas os benefícios de um tamanho correto da empunhadura “superam” em muito as desvantagens dessa massa adicional.

Também recomendamos que você substitua seu cushion e overgrip de forma pontual. Um cushion ou overgrip novo e devidamente colocado oferece melhor controle da raquete e maior confiança.

Considerações Finais

Ao comprar a raquete de tênis perfeita, é importante levar em consideração seu estilo de jogo e nível de habilidade. Não adianta comprar uma Ferrari se você nem sabe dirigir não é mesmo?

Acho que a dica mais importante que eu dou para meus clientes quando me perguntam sobre como escolher uma boa raquete para o seu perfil é a seguinte: “se for possível teste”. Pegue a raquete de uma amigo seu, do professor, de alguém da sua família e teste. Atente-se para o modelo que vai testar, o peso, o equilíbrio e todas as informações que passamos aqui (até corda e libragem que ela está). Após esse momento compare seu desempenho com a sua raquete atual, ou se for a sua primeira raquete compare com tudo que foi dito aqui. A raquete está lenta? Será que o peso e o swingweight são adequados para seu nível de jogo? Será que uma raquete mais leve ou com um SW menor não me ajudaria? Tem dificuldade para gerar spin? Será que um padrão de cordas um pouco mais aberto não me ajudaria nesse sentido. Estou sentindo desconforto com minha raquete atual, será que uma raquete com menor rigidez não seria mais adequada?

Eu sei que são muitos fatores a se considerar quando se busca uma raquete ideal e o investimento não é barato. É por isso que você pode contar com a equipe mais especializada em raquetes do Brasil. É só clicar aqui e falar com a gente ok? Você pode contar também com uma base fantástica de reviews no nosso canal Empório do Tenista e aproveitar todo nosso conteúdo. Ficamos te aguardando!

6 thoughts on “Um Guia Definitivo Para Comprar a Raquete de Tênis Perfeita

  1. Petter Rampani says:

    Gostei dos comentarios, minha raquete e uma Wilson Hamer, a cabeça acredito ser 95 estou correto? Não gosto das cabeças grandes, mas acho wue esta ficando pesada pra mim, tem alguma cpm a mesma cabeça e mais leve!

    • Empório do Tenista says:

      Temos vários modelos que podem te atender Petter, mas deixa eu saber um pouco mais sobre você e sobre sua necessidade. Clica na caixa de mensagem na parte inferior do lado direito e me chama por lá que eu te dou a assessoria adequada. Grande abraço!

    • Empório do Tenista says:

      Eu prefiro dar essa orientação no próprio atendimento mesmo Shinti. Com tantos modelos disponíveis, tantas configuraçOès diferentes e com a variedade de tipos de jogadores e estilos fica mais fácil fazer isso através de um atendimento personalizado. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Empório do Tenista
Olá! Podemos te ajudar?