Review Babolat Pure Drive 2021

Fala galera, tudo beleza? No blog de hoje vou estar trazendo a tão pedida: a nova Pure Drive 2021. Vem com essa pintura muito bonita, no entanto seria muito mais chamativa e autêntica para mim se eu não conhecesse a pintura da Yonex Ezone, pois é muito similar, o azul é muito próximo. É uma pintura muito bonita e prefiro essa versão do que a versão anterior, mas tenho que levar a existência das pinturas da Yonex em consideração.

Nesse artigo você vai encontrar:

  • Especificações;
  • Funcionamento em quadra;
  • Conclusão.

Especificações da Babolat Pure Drive 2021:

Tamanho da cabeça: 100 polegadas
Comprimento: 68.58cm
Equilíbrio (sem corda): 32cm/7 pt HL
Peso (sem corda): 300g
Peso (com corda): 317g
Balanço (com corda): 32.99cm / 4 pts HL
Swingweight (com corda): 320
Rigidez: 71
Espessura do aro: 23mm / 26mm / 23mm /
Composição: Grafite
Nível de potência: Baixo-Médio
Estilo do golpe: Médio-Completo
Velocidade do swing: Médio-Rápido
Cores da raquete: Azul
Tipo de grip: Babolat Syntec Pro
Padrão de cordas da Pure Drive 2021:
16 Verticais / 19 Horizontais
Pular nas verticais: 7T,9T,7H,9H
Dois pedaços de corda
Sem buracos compartilhados
Tensão das cordas: 50-59 libras

Observação: Encordoada com Topspin CyberBlue 1.25 -53 libras

Funcionamento em quadra:

Para quem já conhece a linha Pure Drive, ela continua oferecendo as mesmas coisas: potência e spin! Então o jogador de fundo de quadra, que gosta deste estilo de jogo com potência, ritmo e bastante spin, vai encontrar nela com muita facilidade.

Direita:

Os golpes de direita com a Babolat Pure Drive 2021 me lembraram os primórdios onde comecei a jogar, que a direita era carregada de spin, com aquela bola com margem de segurança alta da rede, e eu conseguindo cada vez mais abrir e criar espaço em quadra com esse tipo de jogo. Então na direita além de conseguir essa profundidade boa, com a bola subindo e tirando da altura da cintura do adversário, eu consegui cada vez mais com a direita ou até mesmo com a esquerda, ir criando espaço na quadra. E com o spin consegui também ir criando jogadas e angulação na quadra, então cada vez mais eu abria espaço na quadra com o potencial de spin que ela oferece.

Além disso, diferentemente um pouco da versão anterior, eu a achei com potência um pouco mais controlada, que para mim foi ótimo! As versões antigas tinham muita potência e isso é algo que hoje eu não me sinto mais tão confortável jogando com raquetes deste estilo, mas a nova Pure Drive tem uma potência um pouco mais controlada.

Esquerda:

Na esquerda eu gostei bastante dela, eu tive muito controle dos meus golpes e da minha esquerda cruzada. Pude com tranquilidade ir para a esquerda paralela, porque Swingweight dela não é tão alto, 320 deixa ela uma raquete bem rápida para você jogar com ela com tranquilidade e facilidade. A Pure Drive é uma raquete muito permissiva, muito fácil de jogar, se você chega atrasado na bola você consegue consertar o golpe com muita facilidade, usando a munheca então você consegue gerar um spin com muita facilidade, sem necessidade de um swing tão amplo.

Golpes de Fundo:

Os golpes de fundo dela na minha opinião, são os principais atributos para quem quer jogar com uma raquete como esta. O jogador da Pure Drive, talvez seja mais mesmo esse jogador de fundo de quadra, que gosta de ir criando espaço e oportunidades com a potência que ela oferece e o spin que ela oferece também.

Outra diferença  é que consegui golpes um pouco mais flats, eu não conseguia isso com tanta facilidade na outra versão e o spin acabava sobrando um pouco mais do que eu queria em algumas bolas. As vezes eu estava perto da rede para matar um ponto e o spin a mais que tinha no modelo anterior, dava um pouco mais de tempo para o adversário chegar, mas com essa raquete aqui eu tive mais facilidade para finalizar os pontos com uma bola um pouco mais flat.

Devolução de saque:

Nos golpes de fundo, essa manuseabilidade e essa permissibilidade dela te ajuda muito, aqueles saques do seu adversário que é aberto ou muito fechado, que você não chega bem, dá para você consertar na munheca. E outra, as vezes a devolução pode não ser tão densa e penetrante, mas você consegue gerar um potencial de spin ótimo com ela, com uma ligeira movimentação e mesmo se sua técnica não seja aprimorada, ela te permite fazer isso. Então já na devolução de saque, você consegue devolver uma bola que não fica na altura da cintura do adversário, você consegue uma bola um pouco mais profunda ou um pouco mais angulada, que o spin te permite arriscar um pouco mais nos ângulos.

Voleio:

Gostei muito do voleio, porque ela é muita rápida e permissível. Você não precisa ter uma técnica super aprimorada nos voleios, você não precisa estar com a raquete firme e totalmente preparado para volear.

Saque:

No saque, eu achei o pior fundamento meu com ela, eu tive um saque que nunca ficava na rede, mas estava sempre saindo da área de saque, então demorei um pouco para ajustar isso. Eu não tive aquela potência e penetração do saque, então tive que jogar um pouco mais com efeito para ter um pouco mais de constância. Pode ser uma falha minha, mas o fundamento que menos gostei foi o saque, porque primeiro: não consegui tanto uma constância com um saque firme, o primeiro e segundo constante com firmeza, o segundo estava tentando passar para evitar fazer dupla falta. E segundo: não consegui aquele saque penetrante e denso para incomodar o adversário ou para sobrar a bola para matar na segunda jogada.

Conclusão

A Pure Drive 2021 veio com uma tecnológica que chama SWX, que é uma tecnologia para ajudar na absorção de vibração que é muito importante quando uma raquete tem 72 de rigidez, isso apresenta uma melhora significativa, porque durante esses 5 a 7 sets que joguei com ela, não senti desconforto nenhum e na antiga Pure Drive eu sentia um desconforto no saque principalmente no cotovelo. Nessa modelo bati a esquerda solta e mesmo atrasando alguns golpes não senti nada nenhum incômodo.

Só que, esse é o ponto positivo, o ponto negativo é que o feel dela ficou muito mutado, na minha percepção ficou meio “xoxo”, algumas pessoas podem considerar isso como melhoramento de feel, mas essa percepção subjetiva minha é que o feel está mutado. Isso com certeza está ajudando na absorção da vibração, mas que a meu ver, atrapalhou um pouco no feel que a raquete pode te oferecer.

Concluindo, a Babolat Pure Drive continua no mesmo padrão, na mesma intenção de ser uma raquete de potência e spin fácil e que é uma raquete para todos os níveis de jogo. Sendo uma raquete extremamente permissível e acessível. Quem tem as vezes falta de potência no jogo e gosta de jogar de fundo de quadra e quer uma raquete mais agressiva, a Pure Drive é super recomendável! Portanto, para quem quer potência e spin a Pure Drive 2021 pode ser uma ótima opção.

 

 

4 thoughts on “Review Babolat Pure Drive 2021

  1. Jacques says:

    Me chamo Jacques. Jogo a mais de 20 anos. Sou um tenista Base Line. Só vou na rede para cumprimentar o adversário. Meu jogo é baseado no Spin, até o saque. Jogo com uma Pure Aero, mas sinto dificuldade no manuseio, e atraso a batida. E dificuldade em gerar potência. Tentei uma EZONE 98, mas não deu certo. Estou na dúvida entre uma Pure Drive ou VCORE ??? Qual tua sugestão??? Te agradeço.

    • Empório do Tenista says:

      MInha sugestão seria a Pure Drive, raquete que oferece potência e spin e tem uma maior manuseabilidade do que a Aero. Eu particularmente não gostei do feel dela, é bastante mutado para o meu gosto pessoal, mas ela entrega isso que você procura que é potência e spin. A Vcore 100 é uma raquete excelente, mas que tem um SW maior, ou seja, perde um pouco em manuseabilidade para a Pure Drive e e tem uma potência mais controlada com uma rigidez menos. É mais confortável, mas perde na combinação de potência e spin, principalmente pela facilidade de aceleração da Pure Drive. Abraço!

  2. Jacques says:

    Gostaria da tua sugestão de corda e de tensão para essa Pure Drive que estou comprando com vocês. Sempre lembrando que meu jogo é baseado no Spin, e preciso um pouco mais de potência. Te agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *